Obras de arte

Obra Você Está Aqui, de Tadeu Jungle, no MAC USP

Quem passar nas próximas semanas (até 26 de abril de 2020) na frente do prédio do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, na avenida Pedro Álvares Cabral, vai se deparar com uma imagem inusitada interferindo na paisagem.

O artista Tadeu Jungle instalou, na fachada lateral do edifício, o poema visual Você Está Aqui, ocupando 552 metros quadrados.

A ideia do poema surgiu numa viagem, quando Tadeu estava na estação de trem de país que não conhecia e precisou e procurou orientação num daqueles mapas de localização, mas não conseguiu descobrir onde estava e nem para que lado ir, porque a etiqueta que diz “você está aqui” tinha caído.

Depois de rabiscar algumas ideias, ele chegou à frase da etiqueta e começou a trabalhá-la visualmente, seguindo a linha de trabalho da poesia concreta. Assim, o artista transpôs a poesia para vários formatos e suportes: fez um adesivo e colou em espaços públicos, anonimamente, como um graffiti; fez camisetas, copos, relógios de mesa, caixas de fósforo; fez uma instalação site specific no Oi Futuro no Rio de Janeiro e até uma faixa afixada na traseira de um avião que sobrevoou a orla carioca, realizando uma espécie de performance.

Conforme Tadeu Jungle relata, a vontade de reproduzir essa poesia num grande formato existia já há algum tempo, até que apareceu a oportunidade no MAC.

Ele chama essa poesia de “poema zen”, porque ela ativa no leitor-observador-fruidor a percepção do aqui e agora, ideia vinda do budismo. Colocada na dimensão monumental do edifício, essa percepção se potencializa e se expande para além dos limites do museu: qualquer um que passe por ali, naquela direção, em qualquer meio de transporte, é impactado pela frase em letras brancas no fundo vermelho.

A instalação precisou de autorização dos órgãos de proteção do patrimônio e foi feita com um material que não danificará a superfície da fachada.

O mais legal é que, como toda obra de arte urbana, o contato com ela está no dia-a-dia, na passagem, no cotidiano. E você não precisa sair do seu cotidiano e ir ao museu: o museu é que invade o seu cotidiano! Aí, entre um momento e outro daquela vida de sempre, você algo inusitado que lhe faz pensar: onde é que eu estou? Você está aqui? Você está aqui!

Tem também vídeo no nosso canal com esse tema:

E saiba mais pela voz do próprio Tadeu Jungle!

Links relacionados:

Página da obra no site do MAC USP:
http://www.mac.usp.br/mac/expos/2020/voceestaaqui/home.htm

Site oficial do artista Tadeu Jungle:
http://www.tadeujungle.com.br/

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *