O projeto “Olhos de Ver” tem com objetivo principal ampliar e difundir o entendimento das artes.

Eu, Andrea Ronqui, idealizadora deste projeto, acredito muito no poder transformador da arte! A Arte se torna sempre mais necessária quanto mais a sociedade nos empurra para o materialismo, para o consumo desenfreado, para o desejo de ter que nos distancia do desejo de ser e de viver.

Acredito também, por esse motivo, que o acesso às artes deve ser universal, mas isso não acontece na prática! Por não fazer parte da nossa formação, o interesse pelas artes não é estimulado. O cidadão que não aprendeu a ir a exposições, espetáculos teatrais e de dança, shows e concertos, pode passar a vida toda no “modo automático”, vendo o que todo mundo vê, ouvindo o que lhe é empurrado.

A ideia é promover a produção do conhecimento através do exercício do olhar, especialmente sobre as artes visuais. Queremos trazer informações e dicas sobre esse universo: as obras, os artistas, os movimentos, as histórias, os museus, as exposições, sempre que possível acrescentando informações úteis à visita.

Saia do automático! “Quem tem olhos de ver, veja”. A passagem fala da disposição de cada indivíduo a ir além do óbvio, a abrir-se para novas informações e transformar a si mesmo e o mundo. É com essa disposição que cada um deve entrar em contato com as artes.

Vamos juntos!


Andrea Ronqui é doutoranda em Artes Visuais (ECA-USP), mestra em Estética e História da Arte (PGEHA-USP), graduada em História da Arte na Universidade de Florença (Itália) e em Desenho Industrial na Universidade São Judas Tadeu. É guia de turismo, professora de italiano e dançarina de lindy hop nas horas vagas.