Exposições

Exposição “Memorial do Desenho”, no MAC

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, ou MAC USP, ou apenas MAC, está com uma exposição de desenhos que você tem que ver e eu vou dizer por quê.

De todos os tipos de arte, o desenho foi a primeira forma que o homem usou para se expressar graficamente. Quando estudamos história da arte, o primeiro assunto que se estuda são os desenhos rupestres. Existem teorias de que os homens primitivos desenhavam bisões, mamutes, touros – animais que esses homens caçavam – por uma crença de que, dominando a imagem, dominariam o animal também. Outras, que essas imagens tivessem algum significado ritualístico, sempre relacionada ao momento da caça, para de alguma forma potencializar o poder sobre o animal.

Independentemente de qual fosse o objetivo, trata-se da projeção gráfica de uma ideia sobre um suporte, da representação de algo real a partir de um ato criativo.

Desde então, a Humanidade não parou de desenhar.

A exposição é composta, na sua maioria, de desenhos do próprio acervo do museu, de artistas como Victor Brecheret, Tarsila do Amaral, Ismael Nery, além de algumas obras que dialogavam com estas – você vai ver, logo que entrar, o grafite do artista paulista Rodrigo Amor Experimental.

Quando estiver na exposição, observe os diferentes estilos de traço, de composição, de suporte, de tema, de técnica, como podem ser tão diversos entre si, mas todos têm uma coisa em comum, que é o desenho.

Seja o desenho como representação do real, como projeto, caricatura ou ilustração, como sinalização, representação simbólica ou uma projeção do infinito mundo da imaginação, seja mesmo um simples rabisco no papel, ele está entre nós deixando vestígios dos nossos passos, das nossas ideias, dos nossos feitos, desde que descobrimos que podíamos fazer isso.

Então depois de desenhar o mundo à nossa volta, desenhamos os mundos do além, e os mundos interiores, e os mundos inventados, e desenhamos desejos, e alguns desses desejos viraram prédios, carros, cadeiras, roupas, obras de arte, mapas, sistemas, letras, e juntando as letras criamos palavras, e voltamos ao início e ainda hoje continuamos fazendo tudo isso ao mesmo tempo.

Cada desenho dessa exposição traz um pouco do artista que o fez, e como o desenho faz parte da nossa vida, ela também traz um pouco de cada um de nós.

Exposição “Memorial do desenho”
6º andar
Até 28 de junho de 2020.

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC USP
Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – São Paulo-SP, Brasil
Terça a domingo das 10 às 21 horas
Segundas: fechado
Entrada gratuita.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *